Palestrantes
FCAV/UNESP, 23 e 24 de maio de 2019

Eng. Agro. Celso Torquato Junqueira Franco (Diretor - UDOP)

  • Empresário; Diretor - UDOP

Gestor de Logística Douglas Edson da Rocha (Gerente Corporativo de Tecnologia Agrícola - ATVOS Agroindustrial)

  • Graduação em Gestão de Logística - Universidade Claretiano;
    Pós-graduação em Gestão de Negócios - ESALQ;
    Atuou como Especialista em Mecanização Agrícola, em Pesquisas e Desenvolvimento de Produtos de Mecanização na COPERSUCAR durante 25 anos;
    Atuou como Especialista em Mecanização Agrícola e Treinamento no CTC;
    Atuou como Gerente de CCT na Usina Itamarati;
    Gerente Corporativo de Tecnologia Agrícola - Atvos Agroindustrial

Eng. Agro. Luiz Carlos Dalben (Proprietário - Agrícola Rio Claro)

  • Graduação em Engenharia Agronômica - Unesp/Botucatu;
    Pós-graduação em Gestão Ambiental - USP - Faculdade de Saúde Pública;
    Atuou como pesquisador - Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) e Planalsucar;
    Atuou como gestor na área de Motomecanização - Grupo Zilor Unidade Barra Grande;
    Produtor e fornecedor de cana-de-açúcar, consultor no setor bioenergético nas áreas de Gestão de Manutenção Automotiva, Mecanização Agrícola, Dimensionamento e Gestão de Frota, Processos de Qualidade e Manejo de Biomassa - Dalplan;
    Proprietário - Agrícola Rio Claro

Dr. Guilherme Sanches (Fundador - CROPMAN / Pesquisador - ESALQ)

  • Possui Graduação (2012) e Mestrado (2014) em Engenharia Agrícola (FEAGRI - UNICAMP), Doutorado (2018) em Bioenergia (UNICAMP-USP-UNESP) e Extensão Universitária (2015) em Análise de Dados (FEQ - UNICAMP). Atualmente é aluno de Pós Doutorado no Departamento de Solos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ - USP). Com especializações internacionais, já passou por países como Canada, Portugal, Estados Unidos e Holanda. De 2013 a 2018 atuou como pesquisador do núcleo de Agricultura de Precisão do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) pertencente ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Foi reconhecido pela International Society of Precision Agriculture (ISPA) como um dos 10 melhores estudantes de pós-graduação ao redor do mundo que fazem parte do ISPA, ganhando o prêmio "Outstanding Graduate Students Award". Em 2018 teve seu trabalho reconhecido pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP), ganhando o prêmio de melhor trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP). Sua área de atuação está relacionada principalmente com Agricultura de Precisão em cana-de-açúcar, sendo especialista em análises estatísticas e geoestatísticas, modelagem e análise de dados espaciais e utilização de sensores de solo e planta para manejo localizado de insumos agrícolas.

Dr. Sérgio Gustavo Quassi de Castro

  • Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Estadual Paulista - UNESP - Câmpus Jaboticabal no ano de 2010. Pós Graduação em Agronomia (Produção Vegetal) na UNESP - Jaboticabal no curso de mestrado obtido no ano de 2012. Doutor em Engenharia Agrícola UNICAMP (bolsista FAPESP de 07/201313 a 11/2015 - Processo 2013/01417-2), e engenheiro agrônomo no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE / CNEPM), localizado em Campinas - SP, atuando junto ao projeto SUCRE e a demais projetos de pesquisa enfatizando o manejo das práticas culturais na cana-de-açúcar.
    Trabalha com a cultura da cana-de-açúcar ênfase em sistemas de colheita e plantio, tratos culturais, nutrição de plantas e agricultura de precisão.

Dr. Ricardo Yassuchi Inamassu (Pesquisador - EMBRAPA INSTRUMENTAÇÃO) 

  • Possui graduação (1984), mestrado (1987) e doutorado (1995) em Engenharia Mecânica na Escola de Engenharia de São Carlos e pós-doutorado em Biological Systems Engineering na University of Nebraska - Lincoln. Atualmente é docente colaborador da Universidade de São Paulo e é pesquisador da Embrapa Instrumentação. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Mecatrônica, com ênfase em Instrumentação e Automação Agropecuária, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentação para Agricultura de Precisão, Robótica Agrícola, Sensoriamento de Alta Resolução e Eletrônica Embarcada em Máquinas Agrícolas. Coordena a Comissão de Estudos da ABNT que trata da eletrônica embarcada em máquinas agrícolas, entre as normas a NBR ISO 11783 ou ISOBUS e coordena a rede de Agricultura de Precisão da Embrapa.


Dr. Gustavo Naves dos Reis (Gerente de Manutenção Automotiva - US. ADECOAGRO)

  • Graduado em Engenharia Agronômica (2002), Pós-Graduado Mestre (2004) e Doutor (2009) em Agronomia pelo Programa de Ciência do Solo (Área de concentração: Máquinas e Mecanização Agrícola) pela Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal - SP. Iniciou sua atividade profissional como Coordenador de Projetos Agrícolas nas áreas de Manutenção e Mecanização Agrícola do Grupo Louis Dreyfus Commodities Brasil, divisão Bioenergia - Filial Estivas no estado do Rio Grande do Norte em 2006. Ocupou o cargo de Gerente de Motomecanização no Grupo USJ - Usina São Francisco no estado de Goiás em 2010. Assumiu em 2013, o cargo de Gerente Regional de Manutenção Automotiva no grupo Adecoagro Vale do Ivinhema no estado do Mato Grosso do Sul, posição que ocupa atualmente. Concluiu em 2016, pela Fundação Getúlio Vargas, no Centro de Ensino Empresarial de Campo Grande - MS, o Master of Business Administration em Gestão Empresarial. Possui experiência na área de Agronomia, com ênfase em Máquinas e Mecanização Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manutenção, operação, testes, ensaios e desempenho de máquinas agrícolas.

M.Sc. Graciano Balotta (Gerente de Tecnologia Agrícola - NovAmérica Agrícola)

  • Possui graduação em Agronomia pela UNESP (2008); Mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pela UNESP Jaboticabal (2011); MBA em Agroenergia pela ESALQ (2014). Iniciou sua atividade profissional em 2009 no grupo São Martinho na parte de Plantio e Tratos Culturais, em outubro de 2010 ingressou na NovAmerica agrícola como Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola Júnior, atualmente é Gerente de Tecnologia Agrícola da mesma empresa. Também desenvolve atividades de docência na Faculdade Gammon Esapp desde o ano de 2014.